Wednesday, January 28, 2009

Coisas daqui

- Thanks (a mill).
- Go ahead.
- Sorry.
- You’re welcome.
Nao dá para contar quantas vezes digo cada uma dessas frases por dia. Alias, eu nunca me preocupei em conta-las, ate a viagem para Amsterda. Fiquei assustada com o quanto os modos britanicos(e, consequentemente, os irlandeses) entram na gente – com ou sem duplo sentido.
Primeiro, claro, agora olho para a direita e depois para a esquerda antes de atravessar uma rua. Como assim o mundo todo nao dirige pelo lado esquerdo?
Mas o mais assustador que notei em mim é o hábito das portas. Se for entrar em alguma loja, abrir a porta e ficar parado segurando ela até a pessoa (que geralmente tá longe pacas) chegar, segurar a porta, agradecer e voce poder entrar, finalmente. Parece idiota? E é, mas é tao normal que voce nem nota. Ate ir a um lugar onde ninguem mais faz isso e te olham estranho por estar segurando a porta.
Tambem de olham estranho por voce se desculpar por passar na frente, mesmo que a pessoa esteja longe pacas. Sempre achei normal se desculpar se esbarrar em alguem, mas se desculpar por quase-esbarroes-ha-um-metro, é coisa de britanico. É coisa de irlandes. E, infelizmente, é coisa minha.
P.s.: Certa vez, entrando na Arnotts, uma senhorinha segurou a porta e nao ouviu quando eu disse “Thanks a mill”, porque, pra variar, eu estava rouca. A senhorinha entao disse “voce tem que aprender a agradecer”. Portanto, sempre agradecam: obrigada.

4 comments:

Aglio said...

minha gente, que pessoa educada é essa?

Agradeça na cama q eu juro que mando mais uma ALEM DE

Tiago Faller said...

CAMPANHA:

Joguem São Paulo dentro da Irlanda.

Anonymous said...

Thanks a lot por ter postado.

Anonymous said...

Mas, fi... qdo eu era criança pequena lá em são carlos... sempre me ensinaram olhar para a direita e para a esquerda antes de atravessar a rua... até q me mudei pra rio claro.. então, se vc estiver numa rua/avenida par, do lado impar da rua/avenida, vc deve olhar pra direita... mas se vc estiver do lado par, vc deve olhar pra esquerda... mas se vc estiver em uma rua/avenida impar, ai vc inverte, certo?