Thursday, January 15, 2009

Sobre trinta bibliotecas

Voce chega, passa pela imigracao, conhece sua nova casa, suas aulas comecam e voce precisa contar tudo isso e outras coisas, em detalhes, para quem ficou no Brasil torcendo por voce. Um dos jeitos é ligar depois das seis da tarde e aproveitar que a Vodafone só cobra 9 centavos o minuto e outro, claro, é usar a internet.
Como nenhum recém-chegado quer gastar seus euros enquanto nao tem emprego, o jeito é usar a internet da biblioteca. Assim, o cartao da biblioteca se torna um documento indispensável, nao importa quao nerd voce seja.
As pessoas normais fazem o cartao vermelho que permite ate 50 minutos de internet nos computadores de qualquer uma das 21 bibliotecas de Dublin. Eu, claro, nao fiz esse. Eu fiz o azul que, alem da internet, me permite pegar 8 itens (livros, dvds, fitas, etc) e ficar com eles por 3 semanas em qualquer uma das 21 bibliotecas de Dublin.
Vivi meus meses iniciais muito feliz: pegando livro da biblioteca de Pearse e devolvendo na do Ilac, só para o livro dar uma passeada; procurando no mapa as outras 18 bibliotecas que nao conheco ainda; fazendo hora na biblioteca do Ringsend...
Até ontem. Ontem eu descobri que isso nao era o bastante! Acontece que estava em Dalkey e, ao inves de visitar os castelos e lugares históricos de la, eu fui para a biblioteca me proteger da chuva. Chegando lá, claro, fiz uma pilha de 5 livros e um dvd para pegar mas descobri que precisava de outro cartao para as bibliotecas dos arredores de Dublin.

Esse é o cartao na parte de cima da foto e o de baixo é o de Dublin. Resumindo a ópera da nerd feliz: agora eu tenho acesso a TRINTA bibliotecas e, com isso, posso passar 3 semanas com até VINTE llivros. Vou sentir falta disso.

3 comments:

Tiago Faller said...

HOHO! Brasil > Paraná > Araucária > UMA semana > UM livro...

Ainda bem que existe faculdade, assim posso pegar 3 itens por vez.

Me deu uma vontadezinha de mejogar numa "aventura" como a tua. =x

Anonymous said...

Ai q inveja meodeos! 21 bibliotecas e vc pode pegar livro, etc e devolver em qualquer uma. E vc ainda acha q está numa fazendona... ah, faça o favor minha filha!

Anonymous said...

meu orgulho...